terça-feira, 28 de maio de 2013

DIRETO DA FONTE

Sabia que uma mulher que amamenta se chama 'nutriz'? Nada mais adequado, não é? Porque, afinal de contas, estamos falando da nutrição dos pequenos e do melhor alimento que um bebê poderá ter no início de sua vidinha.

E, invariavelmente, toda mamãe acaba se preocupando com o teor de seu leite, e alguma vez vai pensar se seu filhote está sendo bem alimentado ou não. E daí vem a pergunta: o que comer e o que não comer, e o que vai influenciar indiretamente na alimentação do bebê?

Em primeiro lugar, algo até meio óbvio: muitos líquidos. Águas, chás e sucos naturais. A água é a base da produção do leite, então hidratação é fundamental.

Coisas a não se fazer: remédios, bebidas alcoólicas e fumo. Aliás, não é bom abusar disso, amamentando ou não, né? Mas, se você é fumante ou gosta de dar seus golinhos, segure a onda por mais um tempo. E remédios, apenas com a orientação do médico, certo?

E dieta para perder o peso da gravidez? Nem pensar. Não faz o menor sentido abrir mão de uma boa alimentação para o bebê por conta de vaidade, né? Espere passar o período de amamentação, daí você vai pra esteira e come com mais parcimônia.


Mas não é o caso de abrir a torneira e comer feito louca. Se você tiver condições, conte com a ajuda de um profissional de nutrição, principalmente as mamães vegetarianas. Fique atenta à reação de seu bebê caso consuma algo diferente. 
Mas, de maneira geral, não existe alimento necessariamente proibido. É muito importante manter uma alimentação rica, balanceada e saudável. Muitas frutas, verduras e legumes; cereais integrais; proteínas e gorduras também. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário