terça-feira, 14 de maio de 2013

TOQUE-SE

Jolie: mastectomia dupla preventiva
A atriz Angelina Jolie revelou, em depoimento ao jornal New York Times, que realizou uma mastectomia dupla preventiva, que diminuiu suas chances de desenvolver câncer nas mamas de 87 a 5%. 

A mãe da atriz faleceu deste tipo de câncer aos 56 anos de idade. E Angelina descobriu, por meio de exames, que possuía o mesmo defeito genético que desencadeou a doença que causou a morte dela.

A sra. Pitt diz: "Pessoalmente, não me sinto menos mulher. Eu me sinto mais forte e tomei uma decisão  importante que não diminui e nada a minha feminilidade."

Corajosa, a estrela de cinema - conhecida também por suas ações humanitárias - mais uma vez utiliza sua notoriedade de forma elegante para chamar a atenção para o câncer mais comum entre as mulheres.

Auto-exame e mamografia: previna-se
No Brasil, em 2012, foram quase 53 mil casos registrados, segundo o Instituto Nacional do Câncer. A prevenção e a informação ainda é o melhor que pode ser feito pela saúde. 

Fique atenta:

• O histórico familiar em primeiro grau (mãe, irmãs), como é o caso de Jolie, é um fator forte para o desenvolvimento da doença. Mas sem pânico: isso não significa que terá a doença, necessariamente.

• Uma vida sedentária também é um fator de risco: obesidade e sedentarismo, além de todos os males que provocam, são um estopim. Alimentar-se de forma saudável e praticar atividade física diminui os riscos em cerca de 29%.

• Embora os casos sejam em quantidade bem menor, homens também podem ter câncer de mama.

• Faça o auto-exame com frequência e a mamografia a cada 6 meses ou 1 ano, principalmente após os 40 anos de idade. Nódulos não vêm acompanhados necessariamente de dor, e podem surgir também nas axilas. Nem todo nódulo é cancerígeno. Alterações na pele dos seios e mamilos e secreções anormais também merecem atenção. 

Um comentário:

  1. Nossa, apoio totalmente o que a Angelina fez, sem tabu. Afinal, ela não vai mais amamentar e próteses de silicone são suficientes para manter a estética legal. Saúde em primeiro lugar!
    Bjs,
    Lu Figueiredo
    http://cadami.blogspot.com.br
    www.facebook.com/CadamiCraftsFashion

    ResponderExcluir