terça-feira, 21 de maio de 2013

DOR DE CABEÇA NA GRAVIDEZ

A gravidez em si não causa dores de cabeça. E, quando há, ela não é necessariamente diferente da mesma dor de cabeça que acontece em todos os outros momentos da vida. O que pode acontecer, é a dor de cabeça como consequência indireta do que acontece em decorrência da gestação.

As alterações no organismo e o tempo de adaptação que seu corpo leva até se acostumar com a nova realidade pode até causar certos desconfortos que causem dor de cabeça, mas isso não é uma regra.

As dores podem ficar mais evidentes por motivos aparentemente simples: na gravidez, toma-se bem menos remédios, e bem menos cafeína. Aquela sinusite, por exemplo, que você cobria com um remedinho, pode ser o causador do desconforto.

Além disso, a gestação acaba trazendo junto estresse, cansaço e ansiedade, que também ajuda. Mas ninguém precisa sofrer para sempre: a partir do quarto mês de gestação, as dores tendem a diminuir muito, em consequência da estabilidade dos níveis hormonais e o aumento da produção de endorfinas.

É bom sempre estar em dia com as consultas no obstetra, e converse com ele se as dores de cabeça estiverem fora do normal ou na região da nuca, por exemplo. Acompanhada de visão embaçada, pode ser um sintoma de pressão arterial elevada. 

E o que fazer para aliviar a dor de cabeça, sem analgésicos?
• Não fique sem se alimentar. Coma pouco e sempre, e deixe sal e gorduras de lado.
• Durma regularmente, e na medida: nem pouco, nem demais.
• Evite estímulos sensoriais em excesso: muita luz, muito cheiro, muito barulho.
• Faça atividades físicas adequadas (hidroginástica, yoga, alongamento) com regularidade.
• Massagens nas têmporas ou escalda-pés aliviam por diminuir a circulação sanguínea craniana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário