sexta-feira, 24 de maio de 2013

CANTAR E ENCANTAR

O bebezinho não precisa nascer para ter percepção do mundo, sabia? Lá pela vigésima semana de gestação, ele já escuta tudo o que está acontecendo por fora do barrigão e, a partir daí, as mamães, papais e toda a família já pode começar a conversar, ler e cantar para o nenê.

Mesmo que a mamãe tenha a pior voz do mundo, cantar para o bebê é algo quase instintivo e espontâneo. O ato de cantar aproxima, cria vínculos emocionais, identificação, além de acalmar, divertir e desenvolver a sensibilidade dos pequeninos. Ao ouvir uma canção pela voz de seus amados, o bebê vai se sentir seguro, confortável e querido. E tudo isso antes de nascer!

Assim, quando ele vier ao mundo, já terá uma referência de identificação, em que certamente ele saberá que não está sozinho no difícil choque que é sair do conforto do ventre materno para enfrentar o mundo 'aqui fora'.

A partir dos 5 meses de vida, o bebê já começa a ter noções cognitivas que já podem fazê-lo diferenciar uma canção alegre e uma canção triste. E assim, quanto mais estimulado, mais terá percepção, identificação e desenvolvimento musical.

A educação musical por meio de um instrumento já pode ser iniciada aos 3 anos de idade. Estudos científicos mostram que crianças que se desenvolvem musicalmente estudam melhor e possuem equilíbrio emocional acima da média. Além, é claro, de aflorar a arte e melhorar coordenação e noção espacial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário