terça-feira, 10 de julho de 2012

Qual parto escolher?



Foi-se o tempo em que a maior preocupação das futuras mamis era escolher o nome do filhote. Hoje ainda tem toda a polêmica sobre o tipo de parto que você quer fazer. Existem mulheres que optam pela cesárea pela praticidade de agenda, ou até para poder escolher o signo e horário de nascimento do bebê. Mas se você parar para pensar um minutinho, é um acontecimento tão intenso e importante, que é mais prudente abrir mão da comodidade pessoal e estudar direitinho os prós e contras de cada opção.
O parto normal é de longe a melhor e mais segura opção, e o mais recomendado pelos médicos sérios. O parto normal é o que mais protege o bebê e a mãe de possíveis infecções, e o que vai te oferecer a melhor qualidade de vida pós-parto. Exatamente por respeitar o ritmo da natureza ele vai garantir que tudo volte ao lugar naturalmente e mais rápido. É verdade que é conhecido pelas fortes dores, mas a garantia de que as dores somem como mágica, assim que o bebê nasce. O processo de expelir o bebê também faz com que o cérebro mande sinais para o abdomem se retrair, ajudando que você entre naquele jeans de antes mais rápido. O corpo também se prepara melhor para o bebê no parto normal, enviando sinais para a produção de leite e inundando a mamãe com ocitocina, o hormônio do amor de mãe.
Por mais cômodo que possa parecer agendar o horário que seu filho vem ao mundo, não se esqueça de que a cesárea é uma cirurgia, e como toda cirurgia oferece riscos. Podem ocorrer infecções durante ou pós parto, é necessário pontos no corte e o pós-operatório é bem complicado. Embora não tenha toda a dor, lembre-se que poucas semanas depois as mães de parto normal já estão ativas, dirigindo, na academia, como se nada tivesse acontecido. Enquanto o pós-parto da cesárea gera dores pode muito tempo, até para situações corriqueiras como ficar em pé, rir ou espirrar. Os bebês recém-nascidos por cesárea apresentam maior incidência de infecções e problemas respiratórios. 
A cesárea só é indicada em casos que possam trazer risco à mãe ou ao bebê, como casos de hipertensão, pré-eclampsia, diabetes gestacional, insuficiência placentária, problemas do coração e rim. E quem decide se a cesárea é a melhor opção não é a sua agenda, mas sim o seu médico. Por isso o melhor é confiar a decisão a um profissional competente, assim você pode gastar sua energia com coisas muito mais importantes. Será que vai se chamar Pedro, ou João, ou Lucas, ou Benício... Grabiel!?

Nenhum comentário:

Postar um comentário