terça-feira, 17 de julho de 2012

AGASALHANDO O BEBÊ



Quem está congelando levanta a mão! \o/ Com o friozão que tem feito não só a gente congela, mas também fica super encucada de os filhotes não congelarem por tabela. Principalmente quem é mãe de primeira viagem. A gente fica tão preocupada com aquele serzinho mínimo, tão frágil e que depende da gente para tudo, que pode correr o risco de pecar pelo excesso. 
Fralda, body, blusa, moleton, casaco de lã, casacão, gorro, cachecol, protetor de orelha, cinco meias... Tudo para garantir que o pequeno sobreviva ao inverno e chegue até os dias mais quentes que estão por vir. Mas saiba que super-agasalhar o bebê pode ser perigoso e até causar febre. 
Bebês super agasalhados ficam muito incomodados. Seus movimentos são restringidos, eles ficam irritados e choram por qualquer coisa. Outra consequência é que os bebês ainda não possuem o sistema termoregulador totalmente formado, então seus pequenos corpos não estão preparados para se livrarem do calor excessivo. Podem acabar suando e molhando as roupinhas mais próximas da pele, o que (com as baixas temperaturas) podem resultar em resfriados e brotoejas, além de ficarem sujeitos a desidratação.
Para saber se seu filhote está super aquecido, verifique a temperatura sentindo o seu tórax. Procure colocar apenas o tanto de roupas para mantê-lo confortável sem limitar os movimentos. Em ambientes internos não é preciso tanta preocupação, mas se for sair ao ar livre proteja sempre a cabecinha com um gorro. É por ela que perdemos a maior quantidade de calor.
O mais importante, porém, é observar seu filhote. Bochechas avermelhadas e pequenos sinais de irritação podem ser sinais de que as coisas estão quentes demais. Uma criança confortável a gente percebe de longe, e nada melhor do que a conexão entre mãe e filho para você ter certeza que o está protegendo na dose certa. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário