terça-feira, 3 de dezembro de 2013

CAMPEÃO DA CESARIANA



Sabia que o nosso Brasil é o país com a maior taxa porcentual de cesarianas em relação ao total de partos realizados? Pois é... segundo dados da UNICEF, em 2011, 44% dos nascimentos de bebês foram feitos por cesariana, também conhecido como parto abdominal.

A OMS (Organização Mundial da Saúde) estabelece que é aceitável que 15% dos partos realizados sejam por meio desta cirurgia. Isso levando em conta que eles apresentem riscos para a mãe ou o bebê, por meio de doenças anteriores da mãe (como diabetes ou hipertensão), ou posição inadequada do feto.

Porém, o que se leva em conta é a pretensa facilidade e a comodidade que já foram instituídos em nossa cultura. A cesariana leva menos tempo e é programada e, embora seja realmente um direito de escolha de uma mulher grávida e também represente um grande mérito da medicina por salvar vidas em risco, trata-se de uma cirurgia como todas as outras.

A recuperação da gestante torna-se mais demorada que o parto normal, e corre-se o risco que todas as intervenções cirúrgicas acarretam, como uma infecção ou uma hemorragia. Afinal, trata-se de um corte profundo no corpo que expõe tecidos, musculaturas e órgãos que, a bem da verdade, acaba, sendo desnecessário se a saúde da mãe e do bebê estão em dia.

A cesariana acaba também por retardar a produção de leite, porque o trabalho de parto normal libera hormônios que facilitam este processo. Além disso, grande parte das vezes os bebês acabam nascendo antes da hora, e estudos mostram que estes bebês possuem mais problemas respiratórios que as crianças nascidas em parto normal.

O parto normal, como o próprio nome já mostra, é o que a natureza preparou para a gente. O bebê vem ao mundo na hora certa, e a passagem pelo canal vaginal facilita a saída de líquidos de seus pulmõezinhos, e o contato com as bactérias da vagina fortalecem seu sistema imunológico. Mamães se recuperam muito mais rapidamente, ficam sem dores após o parto, produzem seu leite com  mais tranquilidade e em pouco tempo já estão prontas para exercer o seu papel. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário