terça-feira, 10 de dezembro de 2013

CAMPEÃO DA CESARIANA - Parte 3 - Será que precisa mesmo?


Continuando a nossa série sobre as cesarianas, hoje falaremos de situações que podem indicar, sim, uma cirurgia em casos extremos, mas que na prática, podem tranquilamente serem resolvidas pelo parto normal. Leia:

► Idade não é impedimento. O que acontece é que, normalmente, as mulheres mais velhas possuem chances maiores de apresentar um risco de saúde que necessite a intervenção cirúrgica, assim como chances maiores do feto desenvolver alguma síndrome genética. Porém, se tudo estiver correndo bem com a mãe e o bebê, o parto normal é mais que indicado.

► O primeiro parto foi uma cesariana, os outros também devem ser assim? Não confere, pois cada gestação é um caso diferente. As chances de ter um parto normal, aliás, são grandes, cerca de 70%.

► Gêmeos não são empecilho. Diferentes situações podem indicar a necessidade de uma cesariana, mas se tudo correr bem, o parto normal é mais que aceitável. 

► Quadril estreito, bebê grande. Problema à vista? Não necessariamente. Claro que estas condições, somada a um mal posicionamento do feto podem levantar a necessidade da intervenção cirúrgica, mas isso é mais um mito que uma realidade. Bebês com mais de 4 kg podem tranquilamente nascer pelo parto normal, e geralmente a natureza presta atenção nesse detalhe, desenvolvendo o feto para que ele passe pela pelvis.

► O tamanho da cabeça do bebê, desproporcional ao tamanho da passagem, pode ser realmente um motivo para a cesariana. Mas isso só é observável durante o trabalho de parto, e não deve ser usada como motivo de marcar uma cesariana semanas antes do nascimento.
A mesma coisa acontece com "ele não está encaixado". O encaixe só ocorre na hora do parto, com ajuda das contrações. Isso também não serve como motivo.

► A gestação pode durar até 42 semanas. Com exames pré-natais em dia comprovando a saúde do bebê, vale a pena esperar pela hora certa. O parto pode ocorrer entre a 37ª até a 42ª semana, sem problemas. O que não pode ocorrer, é um exame que mostre diminuição da vitalidade do feto. 

► Cordão enrolado. Ele não vai se enforcar, nem sufocar. Enquanto ele está dentro do útero, os pulmões ainda não foram inaugurados, e o oxigênio chega até ele diretamente pela corrente sanguínea. O cordão se adapta às formas e a circular, a grosso modo, é retirada na hora do parto como um cachecol.


Nenhum comentário:

Postar um comentário