terça-feira, 17 de dezembro de 2013

DEPRESSÃO PÓS-PARTO

Quando um bebê nasce, inicia-se um período de mudanças que envolve a família, os amigos, todo o universo ao redor e, principal e claramente, a vida da mãe. 

Tamanhas mudanças podem ocasionar o desenvolvimento da depressão pós-parto que, caso não seja tratado, pode causar sérios problemas na criação do vínculo afetivo entre a mãe e o bebê, além de interferir em todas as relações familiares e sociais em que a criança está inserida.

A grosso modo, o aparecimento da depressão após o parto pode ser de origem biológica ou psicológica. Biologicamente, as alterações hormonais ocasionadas pela gestação podem causar alteração de humor e cair para o lado depressivo. Já os fatores psicológicos podem incluir conflitos existenciais, ansiedade excessiva ou preocupações extremas, como situação financeira ou brigas na família, por exemplo.

É preciso sempre reafirmar, para manter o preconceito afastado, que depressão não é frescura. É uma doença e, como tal, deve ser diagnosticada e tratada. Ao contrário do que muita gente imagina, é um distúrbio muito comum, e que atinge mais da metade das mulheres.

Assim como a depressão 'normal', a depressão pós-parto causa uma enorme tristeza que tira a autoestima e a motivação, tornando hercúleas as tarefas rotineiras de cuidado com o bebê, como trocar as fraldas, dar banhos. Em alguns casos, há rejeição até em amamentar. 

Casos mais extremos, podem necessitar desde medicação até internação clínica (quando há rejeição total ou até perigo sobre a integridade física do bebê, por exemplo). Mas estes são casos muito, muito raros.

O mais comum de acontecer é uma depressão imediata, duas ou três semanas após o nascimento, sendo até algo 'esperado' por muita gente. Irritação, crises de choro e fadiga emocional são alguns dos sintomas, que tendem a desaparecer em até seis meses. 

Casos assim costumam ser resolvidos com terapia, sem necessidade de medicação, ao mesmo tempo em que o organismo vai deixando os hormônios de volta ao normal. E após essa pequena turbulência, a nova mamãe já estará novinha em folha para desempenhar com sucesso o seu novo papel.


Nenhum comentário:

Postar um comentário