sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

PARTO NA ÁGUA

O parto na água, comum em outros países, tem se tornado cada vez mais popular também no Brasil, inclusive em alguns poucos hospitais públicos, além de ser uma opção muito usada nos partos domiciliares.

Uma das grandes vantagens do parto na água é que o nascimento ocorre com menos dor. A temperatura, por volta de 37º, favorece a dilatação por aumentar a irrigação sanguínea e diminuir a tensão arterial. Dentro d'água quente, o corpo relaxa mais, fica mais 'leve' e deixa a futura mamãe mais estabilizada emocionalmente.

Além disso, outro fator importantíssimo é a presença do pai e sua participação efetiva durante todo o processo, dando apoio físico e psicológico.

Geralmente, o tempo do trabalho costuma ser menor e, na água, o impacto do nascimento é bem menor para o bebê, por continuar sendo um meio líquido e quente. Muitas pessoas ficam temerosas ao pensar que o bebê pode se afogar ou ter problemas respiratórios ao nascer assim, mas não há problema. 

Ao nascer nessa água quentinha, ele vai permanecer como quando estava no líquido amniótico, recebendo oxigenação por meio do cordão umbilical. Os pulmõezinhos dele vão se 'abrir' após o processo. 

Os médicos não recomendam esse tipo de parto quando é prematuro, quando a mamãe possui alguns problemas de saúde como diabetes e doenças virais, como HIV, hepatite ou herpes. Bebês grandes e gestações que precisaram de monitoramento acima do normal também não são recomendados. Porém, avalie com seu médico a possibilidade, pois cada caso é um caso. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário