sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

DIA DA DOULA

18 de dezembro, data em que é celebrado o Dia de Nossa Senhora do Bom Parto, também foi escolhido oficialmente para ser o Dia da Doula, no Estado de São Paulo, desde 2011. Pode parecer um dia como outro qualquer, mas esta oficialização serve como motivo de celebração da atividade e, o mais importante, conscientizar as pessoas da importância de uma gestação mais humana e natural.

Doula, como já falamos aqui, vem do grego mulher que serve. Com apoio físico e emocional, mãos que acolhem, olhares que encorajam e palavras de força e incentivo. Se, como a palavra diz, as doulas servem, podemos dizer que elas servem amor. 

Mesmo dentro de uma fria sala hospitalar, a presença de uma doula resgata o apoio que as mulheres juntas concentram no parto, desde os tempos mais remotos. O apoio das doulas traz menos dor, menos medicamentos, menos intervenções médicas. E traz mais vínculo entre mãe e filho, traz o fortalecimento da autoestima das mães e oferece mais qualidade a esse momento tão especial da vida da mulher. 

Temos muito o que agradecer à estas mulheres de bravura, que transformam seu tempo em dedicação e entrega ao nascimento, o primeiro momento sublime da vida. E fica o nosso desejo que, cada vez mais, os próximos a chegarem no mundo consigam vir à luz com todo o carinho e respeito que todos merecem.

Leia mais em nosso arquivo a respeito das doulas:
• Quem são as doulas, afinal?
• O renascimento do parto

Um comentário: