sexta-feira, 8 de novembro de 2013

TESTE DA LINGUINHA


Na quarta-feira, 6 de novembro, a Câmara dos Deputados aprovou proposta que obriga hospitais e maternidades a realizar o teste da linguinha em todos os recém-nascidos. Se não for aplicado nenhum recurso, o projeto segue para votação no Senado. Em alguns municípios dos estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul, a avaliação já é obrigatória em todos os recém-nascidos. 

O teste da linguinha nada mais é que uma avaliação do frênulo lingual. O frênulo é aquela preguinha que liga a língua à base da boca. Quando há algum problema, que determine o encurtamento da língua, a amamentação é dificultada, assim como o desenvolvimento da fala. 

A avaliação deve ser feita por especialistas, como fonoaudiólogos ou odontopediatras. Isso deixa o diagnóstico mais preciso, e quanto mais cedo for identificado algum problema, melhor, pois evita o mau desenvolvimento da língua, evitando a postura errada para a fala e a deglutição incorreta. 

A incidência de bebês com o freio curto é grande, mas felizmente a remoção é simples: pode ser feita em consultório, somente com anestesia local, e muitas vezes nem pontos cirúrgicos são necessários. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário