terça-feira, 12 de novembro de 2013

ALERGIA AO LEITE MATERNO?

A gente sabe que, nos primeiros meses de vida, não existe nada melhor para o bebê que o leite materno. Isso é fato! Mas isso não quer dizer que o bebê não possa desenvolver uma alergia alimentar, mesmo consumindo exclusivamente o leite da mãe.

Mas sossegue: na maior parte das vezes, o que ocorre não é uma alergia ao leite materno em si. É o leite de vaca consumido pela mãe e que, via amamentação, vai causar rejeição pelo organismo do pequenino. 

Por razões que a ciência ainda não conhece, as proteínas lácteas que supostamente seriam digeridas pelo organismo da mãe mantém-se intactas e são transmitidas à criança pelo leite materno, desencadeando uma inflamação na parte final do intestino. Essa inflamação causará a presença de sangue nas fezes do bebê, que é o sintoma mais comum para esse diagnóstico.

A melhor solução é a mãe suspender o consumo de leite de vaca e seus derivados, e sob orientação médica, reintroduzir aos poucos esse alimento a fim de observar as reações físicas do bebê. Isso porque a reação alérgica pode ser temporária. afinal os sistemas digestivo e imunológico da criança ainda estão em formação.

Claro que cada caso é um caso, e cada bebê reage de uma forma diferente, por isso é super importante o acompanhamento de especialistas para resolver a questão!

Nenhum comentário:

Postar um comentário