sexta-feira, 1 de novembro de 2013

NASCE O O EXPLORADOR


Logo depois de aprender a se sentar, o bebê começa a ter noção de sustentar o próprio peso do corpo e vai em busca de novas aventuras! É hora de colocar braços e pernas em ação e começar a engatinhar. 

Essa etapa começa lá pelos 7 ou 8 meses de idade, mas é super normal que alguns comecem antes e outros depois. Assim como também é normal que um bebê mais apressadinho pule essa etapa e já queira logo ficar de pé e sair andando pelo mundo.

É super importante que os pais saibam colocar os estímulos corretos nessa hora de aprendizado: deixá-lo no chão à vontade para explorar o ambiente é o caminho que o levará a engatinhar, sem excessos de proteção.

Incentive-o a usar o próprio esforço e o estimule a usar suas novas habilidades. Ao invés de buscar brinquedinhos que ele aponta, faça com que ele mesmo vá buscá-lo. Ele vai aprender que poderá satisfazer suas vontades por conta própria.

E, claro: trate de fazer a readaptação em casa: higiene, evitar pisos ásperos e tapetes que irritem as palmas e joelhinhos, e protetores de cantos e de tomadas já podem começar a invadir a sua sala. Logo, logo, ele já terá sua independência e começará a ganhar o mundo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário