segunda-feira, 4 de novembro de 2013

SOLUÇO TEM SOLUÇÃO

Hic! Hic! Hic! Hic! Dá uma certa agonia de ver estes barulhinhos repetitivos, deixando o pequenino incomodado, não é? Mas tudo isso é muito normal. Como todos sabemos, quando chegamos no mundo aqui fora, existe uma série de adaptações no organismo para que tudo funcione corretamente.

Os soluços fazem parte deste rol de adequações à nova realidade. Não há dor, nem incômodo. É apenas o sistema nervoso do bebê, aprendendo a controlar adequadamente o diafragma, que é o músculo responsável pela respiração. 8 entre 10 bebês soluçam com frequência, e assim como eles vêm, eles vão.

Mamar demais, ou muito rápido, engolir ar e mudanças de temperatura são alguns dos responsáveis por esses espasmos.

Diquinhas para evitar os soluços:
• Quando for dar de mamar, preste atenção se o bebê abocanha a maior parte da auréola do seio. Muitas vezes, ao não abocanhá-la direito, ele engole ar ao mamar, o que favorece o aparecimento dos soluços.
• A mudança de temperatura corporal contrai o diafragma, causando os hic-hics. Então, quando fizer a troca de roupinha ou dar o banho, certifique-se de cortar as correntes de ar e aquecer o ambiente.
• A terceira dica é a mamãe fazer a pausa na mamada para evitar que ele se alimente rápido demais. Deixe-o se alimentar, tire-o do peito, dê um tempinho para ele respirar e retorne a amamentação.

No primeiro mês e até os seis meses de idade, eles costumam soluçar com mais frequência. Na realidade, eles já soluçam até mesmo dentro da barriga, antes de nascer! Portanto, por se tratar de algo normal, só se preocupe se os soluços forem realmente muito frequentes e interferirem na vidinha dele, como o sono ou alimentação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário