terça-feira, 27 de março de 2012

BABY BLUES, MAIS COMUM DO QUE VOCÊ PODE IMAGINAR



Então você passou pelos nove meses de gestação, decorou um quarto bonitinho, escolheu o nome, montou o enxoval e fez até chá de bebê. Finalmente seu filhinho lindo nasceu... e não é que você está tristinha pra burro!? Antes que você se sinta a pior mãe do mundo deixa a gente te explicar o que está acontecendo: o nome disso é “baby blues”.

O baby blues é uma leve depressão que ocorre nos primeiros dias após o parto. Cerca de 80% das mulheres passam por isso, então tenha certeza de que não há nada de errado com você. Para identificar o baby blues, fique atenta a uma mudança de humor nos dias seguintes ao parto. Tristeza, irritabilidade, ansiedade e choro. Afinal o seu corpo está passando por uma revolução hormonal. Houve todo o stress do parto, uma responsabilidade enorme de criar um pequeno serzinho que depende agora totalmente de você. Além da sensação de vazio de não ter mais o bebê dentro de você.

A boa notícia é que a crise dura poucos dias e vai embora sozinha, de maneira espontânea. Assim você pode curtir o seu bebê com toda a maravilha que a maternidade te propicia. 

Fique atenta no entanto caso esses sintomas se acentuem e durem mais tempo. Nesse caso não se trata de um simples baby blues e pode ser um quadro de depressão pós-parto. E então deve ser acompanhado por profissionais e você vai precisar de ajuda. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário