sexta-feira, 13 de junho de 2014

TESTE DO CORAÇÃOZINHO

Uma portaria do Ministério da Saúde, que foi publicada no dia 11 de junho de 2014 no Diário Oficial, torna a oximetria de pulso como parte da triagem neonatal do Sistema Único de Saúde, o SUS.

Conhecido popularmente como Teste do Coraçãozinho, a oximetria de pulso é um exame que pode detectar cardiopatias nos recém-nascidos. Muitos destes problemas cardíacos podem, inclusive,  levar ao óbito no primeiro mês de vida.

O exame é muito simples e rápido, e não causa o menor desconforto ao bebê. Por meio de um aparelho digital, chamado oxímetro, um sensor é colocado sobre a pele do recém-nascido, na mão e no pé. A leitura de oxigenação feita na pele é imediatemente mostrada no visor do aparelho. 

Se esta concentração for menor de 95%, ou se houver diferença maior que 3% entre as medições feitas no pé e na mão, já é caracterizada uma suspeita de cardiopatia. Levantada esta suspeita, exames complementares são realizados para confirmar (ou descartar) o diagnóstico.

A realização deste exame é importante, porque segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria, 2 entre cada 1000 bebês nascidos podem apresentar má formação congênita, com necessidade urgente de intervenção médica. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário