sexta-feira, 6 de junho de 2014

DANÇANDO DURANTE A GRAVIDEZ


Durante a gravidez sabemos que a mulher experimenta inúmeras mudanças, tanto físicas como psicológicas. Para amenizar os sintomas de desconforto nesse período, e buscando uma gestação mais saudável, exercícios físicos moderados são recomendados.

A gente sabe que nem todo mundo gosta da rotina das academias, e nesses casos a dança pode ser uma excelente opção!

Ao dançar, o corpo da mulher libera endorfina propagando a sensação de bem-estar, queima calorias proporcionando maior controle de peso, além de elevar a auto-estima!

Como em toda atividade física, o ideal é que a mamãe use roupas leves e tênis. A dança deve sempre abranger movimentos de baixo impacto para a segurança do bebê. Evite usar salto-alto!

Os médicos e instrutores de dança aconselham ritmos menos acelerados durante o período, e incentivam a participação do parceiro! Essa interação social é capaz de melhorar a relação do casal, além de criar um vínculo maior com a criança.

Há casos de mulheres que utilizam a dança até mesmo para aliviar as dores durante o trabalho de parto, uma vez que essa atividade favorece o controle da respiração e da ansiedade.

Após o nascimento, passado o primeiro mês, a mulher pode manter a rotina de dança e recorrer ao uso do sling para que a criança continue aproveitando esse momento de diversão! 

Quais as precauções?

No decorrer do primeiro trimestre de gestação, a mamãe deve ter cuidado com qualquer atividade física, já que nesse período a probabilidade de um aborto espontâneo ou sangramento é mais comum. Após o oitavo mês recomenda-se repouso total. É sempre importante o acompanhamento médico para garantir que a gestante esteja apta a prática de qualquer exercício.









Nenhum comentário:

Postar um comentário