terça-feira, 24 de junho de 2014

ROSE MARIE MURARO


"Rose Marie Muraro mostrou em sua saga pessoal que o impossível não é um limite, mas um desfio." Assim a define Leonardo Boff, o teólogo que durante muitos anos foi companheiro de luta, e testemunha de sua importância na emancipação da mulher brasileira no século 20.

Pioneira no feminismo em nosso país, Rose Marie escreveu 44 livros, além de ter editado mais de 1600 títulos na Editora Vozes, onde foi diretora e batia de frente com a ditadura militar, dando luz a livros de autores "nada recomendáveis" à época, como Darcy Ribeiro ou Fernando Henrique Cardoso. 

Além de escritora e editora, era também formada em física e economia. Em seus livros, foi pioneira nos estudos sobre a sexualidade da mulher brasileira sob o aspecto social e, em suas próprias palavras, queria por fogo no mundo que não dava importância para o feminino.

Não somente no aspecto social e intelectual, Rose Marie também foi um exemplo de superação pessoal. Nasceu praticamente cega, e com uma cirurgia recuperou a visão e enxergou seu rosto pela primeira vez, aos 66 anos de idade. Deixa 5 filhos, 12 netos e 4 bisnetos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário