terça-feira, 10 de junho de 2014

MÚSICA PARA A BARRIGA

A arte da música é parte de todas as civilizações já conhecidas e suas origens nos levam de volta à pré-história. Alguns historiadores acreditam que foi a forma que encontramos para organizar os sons da natureza e o tempo. Ao afetar parte de nossa memória afetiva, ela nos faz rir e, com a mesma facilidade, chorar. 

Cantarolar músicas para a barriga da mulher grávida pode parecer insensato, mas por volta da 20ª semana de gestação a criança já começa a ganhar percepção auditiva. Ainda dentro da barriga ela vai reconhecer a voz da mamãe e ouvir as conversas. Isso tem grande influência na formação do bebê.

A música geralmente produz um efeito relaxante tanto para a mamãe quanto para o feto.  Diversos estudos demonstram uma diminuição dos níveis de stress e ansiedade durante a gravidez, para gestantes que ouviram músicas nesse período.

Não há restrições quanto a gênero ou estilo musical. O mais importante é que a mamãe se sinta relaxada e feliz ao ouvir a canção.

Escolha um som que lhe agrada, ou cante uma música de sua preferência. Não importa se você é uma cantora profissional, ou cantora de chuveiro. O vínculo afetivo será mais forte entre você e seu bebê mesmo antes dele nascer. 

Depois do parto, ao cantar as mesmas canções você poderá notar as reações da criança - sim ela vai perceber que já ouviu aquela melodia em algum lugar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário