sexta-feira, 20 de junho de 2014

OS DIFERENTES TIPOS DE LEITE MATERNO


Que o leite materno é fonte de nutrientes para o bebê, todo mundo já sabe!

Mas a composição do leite pode ser alterada até mesmo entre uma mamada e outra! Também se modifica conforme a alimentação da mulher, a idade do bebê e ao longo do dia.

Existem quatro tipos de leite materno: o colostro, o leite anterior, o leite intermediário e o leite materno posterior.

Colostro: essa substância começa a ser produzida antes mesmo da chegada do bebê. O líquido mais amarelado e denso, é rico em anticorpos e vitaminas, além de auxiliar a criança no trato intestinal. O colostro produzido pela mamãe dura, em média, 7 dias após o nascimento e é tratado como a primeira vacina da criança.

Após 15 dias o colostro começa o processo de maturação e se transforma no leite materno.

Dessa forma, o leite adquire três formas básicas de alimento

Leite anterior: com composição mais fluida e de cor azulada, esse é o leite produzido assim que o bebê inicia a mamada. Rico em água e lactose, ele serve para matar a sede da criança mas possui poucas gorduras e proteínas.

Leite intermediário: essa é a transição entre os leites anterior e posterior. Sua estrutura é rica em caseína.

Leite posterior: é o leite produzido ao final de cada mamada, e é a substância que vai saciar a fome do bebê e garantir o ganho de peso. Rico em gorduras e proteínas, tem cor mais amarelada. 

Todas as diferentes composições apresentadas tem sua importância na nutrição do bebê. É crucial que durante a mamada, a mãe troque de peito somente quando o primeiro for esvaziado - o que garante uma alimentação completa. 

As variadas refeições da mamãe também darão nuances de sabor ao leite, e quando a criança iniciar o processo de alimentação com sólidos, estará completamente adaptada.

É recomendado amamentar durante os primeiros seis meses de vida e essa é com certeza a melhor maneira de garantir a saúde da criança, além de ser a maior demonstração de amor que a mulher pode dar ao seu filho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário