terça-feira, 29 de janeiro de 2013

O QUANTO ENGORDAR NA GRAVIDEZ

Grávida ou não, é muito importante
alimentar-se saudavelmente:
vegetais, frutas e carnes magras
em pratos bem coloridos.
Engordar demais ou engordar de menos. Muitas grávidas têm dúvidas a respeito dos quantos quilos a mais podem ter durante sua gestação. Existe a famosa sabedoria popular, que indica um quilo por mês de gestação, e há quem continue dizendo que é preciso comer por dois.

O excesso de alimentação já não procede mais. Estudos e pesquisas já dizem que os quilos a mais na gestação produzem efeitos também na saúde da criança.

Em primeiro lugar, cada mulher é única, cada gestação é única e somente com a orientação de um médico e um nutricionista é possível saber do que e quanto se alimentar, e o quanto e como se deve controlar o ganho de peso.

Algo que, a princípio, pode parecer óbvio, continua valendo: grávida ou não, algo importantíssimo é se alimentar saudavelmente. Ou seja, atitudes que todos deveriam tomar: comer pouco em intervalos de 3 em 3 horas, escolher bem os alimentos como vegetais e frutas em pratos bem coloridos, beber muita água, diminuir gordura, sal e açúcar refinado.

Comer mais não significa nenhuma vantagem. O importante mesmo é comer melhor. Todo excesso de nutrientes (ou pior ainda, os não-nutrientes) vai ficar armazenado na mãe, ou mesmo no bebê, e provocará excesso de peso para os dois.

Corte frituras, álcool e açúcar branco, que não trazem benefícios, e evite outros tipos de gordura, como creme de leite e carnes embutidas.

Não faça dieta por conta própria. Jamais tome moderadores de apetite e afins, e esclareça todas as suas dúvidas sobre adoçantes e alimentos diet e light com o médico.

E não deixe de praticar atividades físicas usando a gravidez como desculpa, muito pelo contrário. Leves caminhadas, natação, hidroginástica, alongamento e yoga são bastante recomendados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário