quinta-feira, 3 de novembro de 2011

CORRA GAROTA, CORRA!


Domingo de manhãzinha e fecharam as ruas de algum bairro por algum motivo. De repente um batalhão de pessoas passa correndo, todas com a mesma camiseta e usando números de peito. Não, não é a São Silvestre. Mas é, também, uma corrida de rua.
Quando a gente pensa em corrida de rua logo vem à mente a São Silvestre, uma das mais tradicionais provas do mundo e, sem dúvidas, a mais importante no nosso imaginário cultural. Virou até tradição assistir a prova nas ruas de São Paulo no último dia do ano, enquanto prepara a ceia e a lista de promessas para o Ano Novo.
Mas saiba garota esperta, que São Paulo tornou-se nos últimos anos a capital nacional de corridas de rua. Praticamente todos os finais de semana tem uma corrida acontecendo em algum ponto da cidade. E é por isso que você cruza com um batalhão de pessoas correndo no domingo de manhã. Pode até parecer masoquismo daquelas pessoas acordar cedo voluntariamente no domingo de manhã para correr, mas quando a gente te explicar como funcionam os eventos, você vai até cogitar tirar a  poeira do tênis.
As provas mais populares variam de 5K a 10K. As inscrições acontecem pela internet e pela taxa você recebe um kit que vem com a camiseta, o número de peito e um chip para ser colocado no seu tênis e mensurar seu tempo de prova. Algumas vezes os kits são mais incrementados e acompanham squeezes, toalhinhas, barrinhas de cereais ou revistas.
No dia da prova existe toda uma estrutura montada para dar apoio aos corredores. Tendas com massagens, consultas de avaliação física e dicas para aqueles que querem parar de fumar e adotar uma vida mais saudável. Alguns eventos promovem até shows após a corrida. Vira uma verdadeira balada! Todo mundo que termina a prova ainda ganha uma medalha de participação, isotônico e um lanchinho para repor as energias.
Ao longo do percurso, vários voluntários ficam aplaudindo e gritando palavras de incentivo. Existe uma grande corrente de solidariedade e companheirismo entre os participantes. Também não precisa ficar com medo de dar vexame não. A regra geral é se divertir e respeitar os limites individuais. Então, se não agüenta, anda um pouco, bebe um pouco de água. Dá para chamar uma amiga e ir junto conversando.
Mas o melhor mesmo de tudo é o clima de descontração e o astral lá em cima. As provas acontecem com 100% de pessoas que se amam e estão a fim de se cuidar, ter uma vida mais ativa e saudável. Pessoas de todas as idades, de todas as raças, gordas, magras, altas e baixas. Mesmo que você não tenha muita certeza de se é sua praia, já faz um bem danado estar no meio de uma energia tão boa.
Inspirada? Aqui vai um link com algumas provas que vão acontecer nas ruas paulistanas até o final do ano. Escolha uma e se jogue na corrida. Não se esqueça, quando estiver no meio do batalhão no domingo de manhã, de dar um sorrisão quando ver alguma garota na platéia, ainda em dúvida em se juntar na brincadeira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário