segunda-feira, 12 de setembro de 2011

MULHERES INCRÍVEIS - ANA COSTA

Já faz tempo que a gente precisava trazer aqui uma voz pura de samba. Afinal Samba Calcinha sem samba não dá! Nossa escolha para o “Mulheres Incríveis” de hoje é a poderosa Ana Costa. Cantora, compositora, instrumentista, carioca da gema e no samba desde 1994.

Começou participando do grupo Couer Sambá, formado pelos filhos do Martinho da Vila, e acabou ganhando como padrinho musical uma grande lenda do samba. Em 1996 formou com Bianca Calcagni o grupo Roda de Saia, formado só por mulheres. No “Roda” ficou por 11 anos, lançaram discos e tocaram por 3 anos no “Botequim do Martinho” em Vila Isabel.  Participou ainda do grupo de Mart´nália com quem excursionou por França, Bélgica, Portugal e Itália. Com o Projeto Pixinguinha excursionou por todo o Nordeste.
Tanta experiência trouxe a cantora aquela maturidade rara de quem sobe no palco e sabe muito bem o que canta. Em 2006 chegou bem o momento de lançar seu primeiro álbum, “Meu Carnaval” que une compositores consagrados com novos nomes em um CD que é puro samba.
No ano seguinte veio o grande momento de sua carreira. Foi indicada como Melhor Cantora de Samba e Melhor Cantora no voto popular na 5º edição do Prêmio TIM de Música e foi convidada por Liminha para interpretar ao lado de Arnaldo Antunes a música “Viva Essa Energia” na abertura dos Jogos Panamericanos no Maracanã. Consagração completa de uma mulher que estava a muitos anos fazendo história pelos botequins da Lapa.
Seu segundo CD “Novos Alvos”  foi um salto ainda maior de ousadia e qualidade, fazendo uma música brasileira mais abrangente e fiel aos ritmos, sem tanto compromisso com modismos ou tendências.
Poderosa, única, batalhadora. Ana é pura inspiração para uma segunda-feira como essa. Para animar seu dia escolhemos a música “Alma Gêmea”, que a cantora emplacou na trilha sonora da novela “Tempos Modernos” da Rede Globo.
Aproveitem o samba, a calcinha e a semana. :-)

Nenhum comentário:

Postar um comentário