quarta-feira, 28 de setembro de 2011

HISTÓRIA DA CALCINHA – PARTE 4


Muito bem Menina! Você está aqui, acompanhando a História da Calcinha, e imaginando como as garotas no passado se viravam antes de existir Samba Calcinha. Agora pensa só em um outro detalhizinho básico: como as calcinhas paravam no lugar?
Se você for pensar na sua Samba Calcinha super confortável até esquece que tem elástico deixando-a maravilhosa no lugar. Acontece que o elástico, da maneira que o conhecemos só surgiu no período da Primeira Guerra Mundial. Mesmo assim foram testes e testes até que um elástico resistente à fervura fosse inventado em 1925.
Daí você pergunta: Putz! Fazia como? Pois é! Nos século XVIII e início do XIX as calçolas eram seguras com uma espécie de pequena mola de arame que davam certa elasticidade a cintas-ligas e outros acessórios. Imagina! Nada fácil andar por aí cheia de molas na calcinha.
Em 1820 um certo senhor T. Hancock, de Middlesex, inventou uma banda elástica (que não tinha nada do elástico que conhecemos hoje). Era um tecido embebido em uma solução de borracha indiana. A idéia até que era boa, mas com o tempo as tais bandas acabavam ficando grudentas e com um cheiro esquisitíssimo. Quem acabou descobrindo uma forma de deixar o látex mais estável foi Charles Goodyear. Ele mesmo, o dos pneus!
E foi assim, testes e testes com látex natural, até chegar ao sintético, e virar esse detalhe nas calcinhas de todas nós. Detalhe esse que nem nos lembramos. Então, garota, quando você estiver desfrutando do conforto da sua calcinha hoje, lembre-se que nem sempre foi assim. Aproveita e dá um pulo na nossa lojinha, faz um estoque. Só porque hoje, você pode! :-)

Nenhum comentário:

Postar um comentário