segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

ANAÏS

Há 111 anos, em 21 de fevereiro de 1903, nascia na França, Angela Anaïs Juana Antolina Rosa Edelmira Nin y Culmell, ou simplesmente, Anaïs Nin. 

Escritora, tornou-se famosa pela publicação de seus diários íntimos, que cobriram sua vida ao longo de 4 décadas, a partir de seus doze anos de idade, entremeados por contos e poesias de ficção, mas que retratam sempre uma mulher pioneira, libertária e livre de convenções morais.

Ao retratar sua vida aventureira, sexualmente livre e aberta e em constante busca do 'eu', Anaïs Nin era a sua própria obra de arte. Explicitamente influenciada pela psicanálise, Nin foi também assistente de Otto Rank, discípulo de Sigmund Freud, além de ter cultivado amizades com inúmeros escritores, como Cocteau, Artaud, Breton e D.H. Lawrence.

De origem cubana por parte de pai, e cubana, francesa e dinamarquesa por parte de mãe, nasceu em Neuilly, perto de Paris, e após ter sido abandonada por seu pai, partiu com sua mãe e irmãos para Nova Iorque, onde viveu até os 20 anos de idade. E foi nesta idade que se casou com Hugh Guiler, rico banqueiro com quem viveu até sua morte.

Hugh não apenas deixou passar batido as relações de sua esposa, como foi mecenas de muitos deles, como Henry Miller. A relação de Anaïs e Miller está contada no livro e no filme Henry & June. A partir dos anos 1950, conseguiu publicar seus romances e chamar a atenção do público e da crítica para sua obra precursora. Passou seus últimos anos em NY, e morreu em 1977, aos 74 anos de idade. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário