sexta-feira, 18 de outubro de 2013

QUEM É O ANIMAL, AFINAL?

Beagle resgatado: vale tudo na indústria 
Um dos assuntos mais comentados do dia, sem dúvida, é o resgate de mais de 100 cãezinhos da raça Beagle, que eram utilizados como cobaias para testes químicos no Laboratório Instituto Royal, em São Roque, SP.

E por que estamos falando sobre isso aqui no blog da Samba Calcinha? Porque a grande parte destes testes laboratoriais está relacionada ao universo feminino. A maior parte desta violência aos animais é praticada por empresas de cosméticos. 

Como consumidoras, temos o poder e o dever de levar isso em consideração antes de adquirir os produtos que utilizamos. 

O site Mundo Sustentável já havia publicado, em julho deste ano, listas das empresas que utilizam e não utilizam animais nos testes de seus produtos. E as listas são longas, e muitas vezes surpreendentes. 

É gratificante saber que grandes marcas brasileiras não utilizam o método e também é triste constatar que quase todas as grandes marcas mundiais os realizam. Veja algumas delas:

FAZEM TESTES EM ANIMAIS: MAC, Maybelline, Johnson & Johnson, Avon, Clean & Clear, Dove, L'Oreal, Revlon, L'Occitane, LaRoche Posay, Neutrogena, Pantene, Always, Lux, Mary Kay, Vichy, Veet.

NÃO FAZEM TESTES EM ANIMAIS: Brasileiras - O Boticário, Contém 1g, Água de Cheiro, Acquaflora, Granado, Ikove, Impala, Mahogany, Natura, Nazca, OX, Éh, Quem Disse Berenice, Racco, Surya, Farmaervas, Vult. Internacionais - Aveda, Alva, Conair, Diane von Furstenberg Beauty, The Body Shop, Urban Decay, Victoria’s Secret.

Por puro desconhecimento, muitas de nós utilizamos produtos que, para chegar às prateleiras, envolveram algum tipo de violência e sacrifício animal. Com informação, temos mais um critério para escolher com consciência os produtos que usamos e afetamos a indústria desrespeitosa onde elas são mais vulneráveis: no bolso!

Veja as listas completas:
Empresas que testam em animais
Empresas brasileiras que não testam 
Empresas internacionais que não testam


Fonte das informações:
Site Mundo Sustentável, por Daniela Kussama

Nenhum comentário:

Postar um comentário