terça-feira, 15 de outubro de 2013

17 DE OUTUBRO - DIA NACIONAL DA VACINAÇÃO

Vacina é ruim de tomar, mas é muito bom pra todos nós!

Gripe, febre amarela, rubéola, hepatite, poliomelite, tétano, sarampo. São todas doenças, e o que elas têm em comum? É possível evitá-las com vacinas!

Depois de amanhã, no dia 17 de outubro, é celebrado o Dia Nacional da Vacinação. E, claro, quando pensamos em vacinação, pensamos em bebês e na Samba Calcinha! ;-)

Nós já publicamos aqui no blog uma tabela para te ajudar a elaborar o calendário de vacinas do bebê. Não viu? Clique AQUI.


A vacina, a grosso modo, é o processo de injetarmos no organismo o agente infeccioso da doença, modificados para não desenvolver o processo da enfermidade. Nosso organismo reconhece o agente da doença e produz anticorpos que deixarão nosso corpo imune - ou pelo menos, mais resistente - quando formos realmente atingidos pelo causador da moléstia.

O criador da primeira vacina, contra a varíola, foi Edward Jenner. Em 1796 Jenner observou que as vacas tinham nas tetas algumas feridas iguais às provocadas pela varíola no corpo de humanos. Os animais tinham uma versão mais leve da doença, a varíola bovina.

A palavra vacina, pasmem, vem de vaca! Porque foi a partir da observação da varíola bovina e seus efeitos nos animais e nas pessoas que ordenhavam leite que o médico britânico Edward Jenner desenvolveu a primeira vacina, em 1749. 

E vamos aproveitar a data também, para lembrar que não é somente crianças e bebês que devem ter sua carteirinha de vacinação. É muito comum e eficiente que adultos também tomem suas doses, como as que combatem a influenza, o tétano ou a difteria. Fale com seu médico em sua próxima consulta, e desenvolva a consciência da importância dessa prevenção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário