sexta-feira, 4 de outubro de 2013

GRAVIDEZ E OS BICHINHOS

Hoje é Dia Internacional dos Animais! À eles, todo nosso carinho e respeito

Até então, era ele o seu filho: seu cãozinho ou seu gatinho reinavam na sua casa. Mas aí, chegou aquele momento transformador que vai mexer com absolutamente tudo em sua vida: você ficou grávida! E como a relação com o mundo vai mudar, claro que a relação com seu bichinho de estimação também será outra.

Mas nada de desespero: tirar o pet de sua vida é um mito e, ao contrário do que muita gente pensa, a presença de um companheiro peludo é positiva e estimulante. Você sabia que ele percebe pelo olfato que você está grávida? Os laços tendem até a se estreitar, e gestantes com cães costumam fazer mais atividades físicas que aquelas que não têm.

Por outro lado, claro que nem tudo é festa. É preciso haver um tempo de adaptação para a nova vida familiar, de preparo e um certo distanciamento, para que ele possa entender as mudanças que estão por vir. Antes da chegada do bebê, já é preciso estabelecer um treinamento para que assimile os novos locais onde ele poderá entrar, ficar e dormir. Pode ser que, no primeiro momento pós-parto, seja necessário aquele portãozinho-divisória.

Parte dos médicos recomendam que os cães não entrem nos quartos, e a higiene é fundamental. Itens básicos e primordiais, como banho, tosa, vacinas e vermífugos em dia, antipulgas, devem receber atenção redobrada. Lavar os paninhos e a caminha toda semana, e evitar contato com fezes e xixi (se for impossível, utilize luvas).

Mas muito importante é lembrar sempre que, mesmo com toda a revolução da maternidade, será necessário separar um tempo para continuar cuidando de seu bichinho, com o mesmo amor, carinho e respeito que ele merece.

Nenhum comentário:

Postar um comentário