terça-feira, 3 de setembro de 2013

COME-DORME


Vai me dizer que nunca, em alguma hora, sentiu uma invejinha da vida simples dos bebês: comer, dormir, dormir, comer... crescer!

Nos primeiros meses de vida, essa é a rotina do pequenino, e entre 16 a 20 horas do dia, ele não fará mais nada a não ser dormir. O que é ótimo, aliás: é durante o sono que o organismo atinge o pico de produção do hormônio do crescimento.

O quanto dormir, o quanto mamar
A família precisa estar bastante atenta e monitorar o ganho de peso do bebê. Com estes dados e o acompanhamento do pediatra, será possível saber se o o crescimento e desenvolvimento da criança está ok. 


Algumas vezes, o bebê adormece durante a mamada por não ter forças suficientes para sugar o peito da mãe o bastante para saciar sua fome. É o que os médicos chamam de mamada insuficiente. Existem muitas razões para isso, como por exemplo, remédios ou a anestesia que a mãe tomou que foi passada para o bebê. Com massagens, ou até mesmo acordando o bebê para se alimentar, o problema pode ser resolvido. 

Ao contrário dos sonolentos, também há os que dormem pouco. Isso também não é bom, pois o descanso é tão necessário quanto a alimentação. Nesse caso, é bom verificar e até rever alguns hábitos, para consertar aquilo que está em dissonância com o padrão. Banhos mornos quando o bebê fica irritadiço, tranquilizar o ambiente e evitar a dependência do colo para dormir são algumas boas soluções.

Nenhum comentário:

Postar um comentário