quinta-feira, 27 de setembro de 2012

CUIDADO QUE A GRIPE VAI TE PEGAR



Quando a gente pensou que os dias de frio já haviam terminado, não é que o tempo virou o jogo essa semana!? Quem já tinha guardado o edredon e tirado a poeira das rasteirinhas; voltou para a bota e o chocolate quente no final da tarde. Pois é, menina! Tá frio. O inverno resolveu fazer uma “saideira” no nosso começo de primavera e todas aquelas atenções que a gente teve nos últimos meses, agora precisam ser redobradas. 

Imagina só o choque térmico! Em uma semana sufocávamos com o ar seco e temperaturas à 32o, na seguinte atravessamos madrugadas gélidas e sensações térmicas  de calotas polares. Não há saúde que resista! Antes que você entre no grupo que está sendo abatido pela gripe, fique atenta a algumas regrinhas para manter o pique em alta, mesmo nas temperaturas baixas. 

DURMA
Tá! Essa é fácil. Nada melhor do que dormir nesse friozinho, e quem disse que a gente quer sair da cama de mannhã cedo!? Mas leve isso a sério. Pelo menos 7 horas de sono por dia, que regulam os níveis de cortisol: seu melhor amigo na hora de combater doenças.

MEXA-SE
Essa é difícil. Cadê o pique para ir para a academia com o frio!? Só que malhar vai muito além da questão estética. Exercitar-se pelo menos três vezes por semana faz suas defesas ficarem alertas e ajuda a acelerar a recuperação em caso de doenças.
Mas lembre-se: se ficar gripada nada de esforço! Repouso até se recuperar.

COMA
A gente é o que a gente come. Mesmo dando vontade de “ser” um pote grande de Nutella de vez em quando, uma atenção especial aos alimentos ricos em vitamina C e D vão te ajudar a ficar mais forte contra os vírus que estão atacando por aí. Consuma muito leite e derivados, peixes e frutas como laranja, kiwi; folhas verdes escuras e legumes como brócolis e couve-flor.

BANHE-SE
Se deixar a gente escalda a pele na hora do banho. Mas, embora a sensação seja uma delícia, o ideal não é cair na tentação dos banhos quentíssimos. A água deve ser morna, para evitar o choque térmico. Procure não tomar banhos prolongados, evite que o ambiente tenha correntes de ar (elas adoram deixar nossas gargantas inflamadas) e tome uma ducha de água fria ao final do banho. A alteração de temperatura nesse ambiente controlado ajuda a fortalecer seu sistema imunológico e te preparar para a temperatura do lado de fora.

RESPIRE
Todo mundo sabe que o vírus da gripe está no ar e para pegá-lo basta respirar. Mas você não precisa dar sorte para o azar e se enfiar em lugares fechados com outras pessoas. Mesmo dando vontade de deixar os ambientes mais quentinhos, é importante haver sempre uma forma de ventilação. Onde não há circulação de ar o vírus se concentra e se prolifera mais rapidamente, aumentando muito os riscos de transmissão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário