terça-feira, 4 de setembro de 2012

BYE, BYE FRALDAS!



Toda mamãe sabe que vai ter de enfrentar o desafio de se livrar das fraldas. A verdade é que a gente nem sabe muito bem o que fazer, não é mesmo!? Como saber qual o momento certo para dizer adeus às fraldas? Como saber se o seu filhote está preparado? E, o mais difícil, como conduzir esse processo que é tão importante na vida de uma criança.

Primeiro você precisa entender que é muito difícil para o bebê dissociar seu cocô e seu xixi dele mesmo. Para o bebê os excrementos fazem parte dele, e por isso não existe uma consciência de algo que deve ser descartado. Tudo faz parte de seu corpo. Além do mais, ele não tem domínio do esfíncter para controlar o momento de fazer suas necessidades (e é por isso que às vezes ele pode fazer xixi na sua cara quando você está trocando as fraldas). 

Por volta dos 2 anos de idade a criança começa a ganhar mais controle de seu corpo, ela passa a avisar que fez xixi ou cocô e reconhecer os excrementos como um corpo à parte dela. É comum vê-la até levando os brinquedos para fazer xixi no peniquinho. Esse é o momento perfeito para conversar sobre essa grande mudança. Mas segure a ansiedade, o processo só dará certo se a criança estiver segura e empolgada com a ideia de abandonar as fraldas.

Entenda que essa é uma conquista muito grande para o seu filho, então saiba dar a atenção que o momento merece. Comemore com ele as idas ao penico, reafirme sua atitude positivamente. Saiba que escapes vão acontecer com certa frequência. Tenha sempre uma troca de roupa em mãos e nunca o censure por isso. Ele está aprendendo e precisa se sentir seguro para controlar suas funções. 

Com muito diálogo e carinho, essa é uma fase que pode ser enfrentada tranquilamente e com humor. Embora seja um marco em que seu filho deixa de ser um bebê e se torna uma criança, é uma grande conquista que você vai querer, sim, participar de pertinho!

Nenhum comentário:

Postar um comentário