segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

AMAMENTANDO GRÁVIDA


Leite de grávida faz mal. O nenê vai nascer pequeno. Vai amamentar 2 ao mesmo tempo?!

Deixe tudo de lado e continue a sua vida. Sim, é plenamente possível amamentar dois bebês de idades diferentes ao mesmo tempo, o novo bebê não nascerá pequeno por amamentar o mais velho, e leite de grávida não faz mal.

Se o ato de amamentar fosse prejudicial à gestação de um novo bebê, certamente a própria natureza faria um modo de impedir a fecundação durante a amamentação, ou então cessar a produção de leite ao engravidar, não é?

Alguns estudos sugerem que os hormônios da nova gestação diminuem a produção de leite, além de alterar o seu sabor, fato que explica que muitos bebês acabam parando de mamar espontaneamente durante a nova gravidez.

Porém, se o mais velho continuar mamando, não há problemas. 

Uma coisa importante é ter o apoio do médico e de uma nutricionista, se possível, para que a mamãe se alimente muito, muito bem e garantir os nutrientes para todo mundo: pro bebê que está sendo gerado, pro bebê que já nasceu e para ela mesma, claro.

Outro detalhe interessante é dar de mamar primeiro ao mais novo, que depende exclusivamente do leite materno. Ao mais velho, a amamentação pode ser feita depois de sua refeição, já que a essa altura ele já estará se alimentando de outras comidinhas, como frutas e sopinhas. 

Para o primogênito, na maior parte das vezes a amamentação é mais importante emocionalmente e menos no aspecto nutricional. O ciúme do irmão mais novo também pode acontecer, então a mamãe e a família devem saber lidar com essa situação.

A amamentação também causa cólicas uterinas, mas que são super normais e não vão atrapalhar em nada o desenvolvimento do bebê que está pra chegar. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário