segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

AMAMENTAÇÃO PROLONGADA - 2

Poster de campanha canadense
que incentiva a amamentação
de crianças mais velhas
Na semana passada, falamos aqui no blog o quanto é cultural e também pessoal a decisão de quanto tempo devemos amamentar um bebê. A tal cultura ocidental prevê os 6 primeiros meses de amamentação materna exclusiva e o desmame aos 2 anos de idade. Mas são apenas convenções. 

O sucesso do aleitamento materno, não importa o quanto tempo dure, é resultado de pais motivados e decididos, uma criança saudável e pessoas ao redor com capacidade de compreensão, encorajadoras e livres de preconceitos. 

Somadas às convenções sociais, as necessidades da mulher que trabalha e que não pode dedicar-se exclusivamente aos filhos ajudaram a delinear o tempo de amamentação materna. 

O fato é que, enquanto a criança estiver crescendo e se desenvolvendo adequadamente, sua alimentação está correta. Emocionalmente, o ato de amamentar deixa a criança segura e protegida, e enquanto mãe e filho quiserem, o aleitamento não precisa necessariamente ser interrompido.

E se, por ventura, a mamãe for alvo de comentários maldosos e ser questionada: "Mas ele ainda mama no peito??". Ela deve responder: "Sim." E ponto final!

Nenhum comentário:

Postar um comentário