sexta-feira, 7 de junho de 2013

TESTE DO PEZINHO

Nunca deixe de fazer o teste!
Ele nem vai sentir nada e doenças
assintomáticas podem ser detectadas
Ontem foi 6 de junho, considerado o Dia Nacional do Teste do Pezinho. Tecnicamente chamado de Triagem Neonatal, o procedimento é muito simples: uma picadinha indolor no calcanhar do bebê, que recolhe gotinhas de sangue num papel filtro.

Este ato simples, que acontece a partir do terceiro dia de vida do bebê, pode detectar doenças que afetam o desenvolvimento da criança. É recomendado também que seja feito durante o primeiro mês de vida. 


O exame é obrigatoriamente oferecido pela rede pública de saúde, que é capaz de detectar 4 doenças: fenilcetonúria, anemia falciforme, fibrose cística e hipotireoidismo congênito. 

A quantidade de doenças detectadas nos testes oferecidos gratuitamente pelo sistema público pode varia de Estado para Estado. Outras versões mais amplas, feitas por laboratórios e hospitais particulares, capazes de identificar mais de 30 doenças, são pagas.

Quando ocorre alguma detecção, os pais são chamados para uma nova coleta e assim confirmar a suspeita de diagnóstico. 
A realização desse exame é de extrema importância, porque grande parte das doenças que podem ser identificadas são assintomáticas. Dessa forma, é possível iniciar um tratamento muito mais eficaz, e em casos mais graves, pode até salvar sua vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário