sexta-feira, 21 de junho de 2013

GRAVIDEZ NO INVERNO, COMO LIDAR?


Exatamente hoje, começa mais um longo inverno. Para quem gosta dos dias frios, um prato cheio, mas um terror para quem gosta de sol, calor e pouca roupa.

Existem prós e contras em passar a gestação no inverno. Entre as vantagens:

• A gestação no inverno geralmente culmina no parto na primavera, época considerada a melhor.
• Menos calor, mais conforto para a gestante, com menos inchaço, menos suor e menos oleosidade na pele.
• No inverno, meias elásticas que previnem varizes são menos desconfortáveis.
• O friozinho favorece um sono melhor!

Mas claro que também há as desvantagens. Quais são os cuidados que uma gestante deve tomar na estação mais fria do ano?

Água morna no banho
Claro que os dias frios pedem um banho mais quentinho. E há quem goste daquela água pelando. Essa dica não vai apenas para as gestantes: a água quente demais retira a gordura natural da pele, que a protege. O mesmo vale para os cabelos. O ideal é uma água morninha, e sabe qual é a dica? Aqueça o banheiro antes do banho, assim a temperatura da água não precisará ficar tão elevada!

Menos sal
A pressão arterial também se eleva no frio. Por isso, menos sal na comida!


Agasalho sempre
As gestantes possuem uma temperatura corporal mais alta que a maioria das pessoas, por isso é muito importante sair bem agasalhada para evitar choques térmicos.

Cuidado com a depressão
Pode parecer um mero detalhe, mas a ausência de dias ensolarados somados com a alteração do estado emocional da gestante pode desencadear em crises depressivas. Dê atenção caso haja sintomas insistentes como ansiedade demasiada, ausência ou fome em excesso, tristeza e cansaço profundo, falta de concentração e falta de entusiasmo.

Não se aninhe demais!
É batata: friozinho pede aconchego, conforto e aquele ociozinho que de vez em quando não faz mal à ninguém. E, geralmente, vem acompanhado de gordices e guloseimas... Portanto, nada de exageros e movimente-se, a fim de não ganhar quilos além do programado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário