Estas manifestantes teriam sido brutalmente reprimidas com violência, e trancadas pela polícia dentro da fábrica, que foi incendiada, causando a morte de todas elas. A falta de registros que comprovam essa história coloca em dúvida se esse fato realmente aconteceu, ou é apenas uma lenda urbana que, contada e recontada, torna-se uma verdade pela sua repetição.
Mas a História em si não tem como ser negada. Ao longo de muitas gerações, as mulheres conquistaram o direito ao estudo, ao trabalho, ao voto, à emancipação, à opinião. A Revolução Industrial, que trouxe as famílias às cidades, e as guerras, que levavam os homens ao campo de batalha, de certa forma ajudaram a comprovar a competência das mulheres fora do ambiente doméstico e da criação dos filhos.

Mesmo assim, ainda hoje, embora haja muito a ser comemorado, há muito a ser conquistado. A mulher ainda sofre com a violência doméstica, a desigualdade no ambiente de trabalho e, em muitas partes do mundo, ainda é considerada um ser inferior, submetida à abusos psicológicos, mutilações corporais e inferioridade social, inclusive nas leis.

À essa mulher contemporânea, que cuida de si mesma e de tudo e todos que estão ao redor, nossa homenagem ao dia de hoje, com a lembrança de que todo dia é dia da Mulher. Parabéns para nós e Feliz Dia Internacional da Mulher!
Nenhum comentário:
Postar um comentário