terça-feira, 27 de maio de 2014

DOR OU SOSSEGO?



Sua avó deve se lembrar do tempo em que as crianças nasciam no conforto do lar. Havia sempre um ambiente agradável, com poucas luzes, silêncio e serenidade. O acompanhamento de familiares e pessoas em que a gestante podia confiar.

Com o advento da medicina atual, o processo se transformou. O corre-corre dos funcionários do hospital, as luzes fortes, a abordagem fria dos médicos - são horas intermináveis sem a possibilidade de relaxar.

Não é atoa que grande parte das mulheres escolhe a cesariana ou o parto normal com intervenção anestésica. O receio da dor se tornou maior do que a preocupação com parto. 

No instante em que o corpo está preparado para a expulsão do bebê, ocorre a produção de adrenalina no sentido de auxiliar o processo. A adrenalina é o hormônio que normalmente liberamos em situações de medo e tensão. O problema é quando a mãe produz esse hormônio antes da hora, o que eleva o tempo de trabalho de parto e aumenta a dor. 

Quando nos voltamos para as antigas tradições, percebemos o quanto faziam sentido. Em um ambiente aconchegante e tranquilo, o corpo da futura mamãe libera mais endorfina . Esse hormônio funciona como analgésico natural e ameniza a sensação de dor, além de ser um facilitador para a mulher no momento do nascimento do bebê.

Se você não se sente segura fora dos hospitais, algumas maternidades têm a opção do labor delivery room, ou LDR. Nesses casos a mulher pode permanecer no mesmo quarto durante todo o andamento do nascimento e pós-parto. Na hora de escolher a maternidade ou local para o nascimento, opte pelo mais pacífico e acolhedor. Dessa forma as chances de um parto sem dor e totalmente natural aumentam! 




Nenhum comentário:

Postar um comentário