quinta-feira, 26 de abril de 2012

A BATALHA CONTRA AS CÓLICAS


Mamãe de primeira viagem fica em pânico quando enfrenta nos primeiros meses de vida do bebê o ataque impiedoso das cólicas. Não que aquela mamãe que já passou por isso não se sinta angustiada também. Não tem nada que nos deixa mais sem rumo do que ver nossos pequenos com dor e não ter muito o que fazer.
As cólicas são comuns nos bebês recém-nascidos e acontecem nos dois primeiros meses de vida, quando o intestino ainda está terminando de se formar. Eles sentem dor, choram e são as grandes responsáveis pelas noites em claro. A boa notícia é que existem algumas coisinhas simples que você pode usar como armas poderosas e vencer essa batalha. Vamos lá!?



Amamentação -
O organismo do seu bebê está preparado para receber somente leite materno. Se você não estiver amamentando, pode esperar um aumento significativo nas ocorrências de cólicas. Mesmo com o leite materno, as cólicas aparecem. É um processo natural o organismo que está se adaptando à nova vida. Mas tenha certeza, leites industriais, fórmulas e afins, são muito piores.

Dieta -
Pois é, Mamãe! Sabe aquele ditado “você é o que você come”? Agora que você está amamentando (com os super sutis de amamentação da Samba Calcinha) esse ditado muda para “seu bebê é o que você come”. Responsabilidade dobrada com a dieta. Alimentos ácidos, chocolate, carne de porco, café, tomate. Tudo banido do cardápio. Se for muito difícil se controlar pensa que esse prazer momentâneo pode resultar em uma noite de muita dor para o seu filhote. Temos certeza que a vontade passa na hora!

É preciso arrotar –
O bebê pode engolir ar enquanto se alimenta. É muito comum. Isso faz com que se formem gases no seu intestino e a dor que ele experimenta é a pior que ele já sentiu em toda sua curta vidinha. Por isso o choro é tão estridente. Certifique-se de deixar seu bebê sempre inclinado enquanto mama. Deitado ele engole mais ar. E estimule o arroto após cada mamada. São os famosos tapinhas nas costas.

Compressas mornas –
Aquecer a região do ventre ajuda muito. Faça compressas mornas com uma fralda ou uma bolsa de água quente. Só tome cuidado para que a temperatura está adequada para não queimar a pele delicada da barriguinha do seu bebê!  Massagear a região com suas mãos e exercitar as perninhas como se ele estivesse pedalando também são muito eficientes.

Funchicórea -
Mamãe, agora vamos te contar o grande segredo das noites bem dormidas: Funchicórea! É um produto fitoterápico, vendido em qualquer farmácia. Baratinho, o pote vem com um pozinho que deve ser administrado conforme as recomendações ao longo do dia. Normalmente, as mamães experientes molham uma chupeta no pozinho e dão para a criança. É uma benção! E não tem contra-indicações.

Em todo caso, a melhor pessoa para te orientar sobre um medicamento adequado para combater as cólicas é o seu pediatra. Transforme-o em seu “general de estratégia bélica” e converse sempre com ele. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário