quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

MEDITAÇÃO PARA ENCERRAR O ANO


Uma loucura, não é garota? Fechamento no trabalho, chefe pegando no calcanhar, presente de natal da família, amigo secreto, precisa pensar na viagem, depilação para a praia, dieta para entrar no biquíni, fila no shopping, trânsito caótico, cuidar da pele, dar atenção para o namorado, academia, consolar a melhor amiga, formatura da prima, casamento da vizinha, confraternização da firma. E tudo o que você queria era chegar em casa, pedir uma pizza e assistir um filminho.
Tem épocas que a vida fica uma loucura mesmo. Ninguém é super heroína para ter que dar conta de estar em 15 lugares ao mesmo tempo. Às vezes queremos tanto fazer tudo, que esquecemos de estar no principal lugar de todos. Dentro de nós mesmas.
Por isso nossa dica é você tirar algum tempinho para meditar agora no final do ano. Muito bom para reavaliar o ano que está terminando, colocar a cabeça em ordem para o que está começando, e ganhar calma e serenidade para enfrentar o turbilhão de eventos que vem com dezembro. 
O melhor de tudo é que a meditação é uma técnica gratuita, acessível e sem contra-indicações. Você não precisa ser um guru, ou um monge tibetano. Qualquer pessoa pode fazer. Claro que existem algumas técnicas e linhas diversas, que você pode seguir se surgir o interesse. Mas o exercício de simplesmente sentar-se e esvaziar a mente já pode revolucionar sua rotina.
Então, fique atenta a alguns detalhes:
- procure uma posição que te deixe confortável (mas evite deitar para não cair no sono!)
- no começo um ambiente silencioso é essencial.
- respire lenta e profundamente. Uma boa técnica é concentrar no processo de respiração.
- coloque a mente em seu lugar. É comum ela ficar te enchendo de pensamentos sobre o relatório para entregar ou a conta do celular que você esqueceu de pagar, mas mostre quem manda e bloqueie esses pensamentos.
- divirta-se! A não-violência é base para o auto-conhecimento. Se não for gostoso, não é legal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário