terça-feira, 20 de agosto de 2013

TÁ NA HORA

Quem nunca viu uma cena em que dizem "a bolsa estourou", e logo alguém sai correndo para ferver água e pegar toalhas limpas? Mais que um clichê, a ruptura da bolsa d'água não é exatamente o sinal de start para o trabalho de parto.

Na contramão do imaginário popular, as estatísticas dizem que apenas em 10% das gestantes a bolsa rompe antes do parto. O normal mesmo, é romper durante. 

Mas então, qual é o sinal evidente que a hora chegou? Não é nada incomum várias marinheiras de primeira viagem fazerem viagens desnecessárias à maternidade, frutos de alarme falso. Os sinais chegam com as contrações.

O momento de chamar o médico é quando a barriga começa a endurecer por cerca de 30 segundos, e há uma dorzinha parecida com uma cólica, e contrações fortes e regulares a cada 15 ou 20 minutos começam a acontecer. Contrações já podem ser percebidas a partir da 20ª semana de gestação. Para ir à maternidade sem erro, é quando ocorrem duas ou até três contrações a cada 10 minutos.


Antes das contrações se iniciarem, também pode haver a perda do tampão. O tampão é um tecido mucoso que sai pela vagina, levemente ensanguentado. A perda do tampão é apenas mais um dos sinais, mas não tão evidente, porque muitas vezes ele nem acontece. E, quando acontece, vai de um período extenso, desde 2 dias antes do parto até a hora propriamente dita.

E agora que a hora se aproxima, tente descansar, pois o corpo será bastante exigido nas horas a seguir. O melhor é manter-se relaxada e confiante, para que o serzinho que está por vir chegue com tranquilidade! <3

Nenhum comentário:

Postar um comentário