sexta-feira, 30 de agosto de 2013

SEM SONO

Lá vem ela de novo: a bomba de hormônios da gravidez. Segundo alguns especialistas, a insônia, o distúrbio do sono que mais afeta as gestantes, também tem em sua causa as modificações e oscilações hormonais típicas do momento.

Durante as 40 semanas, o organismo produz tanto a progesterona, que tem ação relaxante e sedativa sobre o sistema nervoso e causa aquela moleza típica. Por outro lado, da mesma forma é produzido o estrogênio, que tem efeito contrário e estimulante. Por isso, é muito comum as barrigudinhas ficarem naquela sonolência quase insuportável à tarde e despertar no meio da madrugada, disposta e elétrica.


Hormônios à parte, outros fatores também podem prejudicar o sono da futura mamãe. O principal delas é, sem dúvida alguma, a ansiedade. Estresse, expectativas e preocupações fazem perder o sono. Fora isso, o desconforto do corpo modificado: muitas não conseguem mais dormir no final da gravidez porque não conseguem encontrar a posição ideal com o barrigão.

Diquinhas:
• Não tome remédios para dormir. Se já são recomendados sob prescrição para pessoas em "situação normal", imagine para quem está com oscilação hormonal e carregando ainda outro serzinho em formação! Se achar que necessita, fale sempre com o obstetra.

• Um travesseiro entre as pernas pode ajudar bastante na hora de se deitar de lado!

• Uma prática de yoga, a respiração alternada, ajuda a encontrar relaxamento. Para fazê-la, tente relaxar o corpo e comece inspirando lentamente pela narina esquerda e tampando a direita com os dedos indicador e médio. Quando os pulmões estiverem cheios, coloque os dedos na narina esquerda e expire pela direita, na mesma lentidão. Recomece inspirando pela narina direita e continue repetindo a sequência.

• Após o por-do-sol, elimine a cafeína (o que inclui chás escuros e chocolates, além do café). Troque por chás relaxantes como erva-cidreira e camomila. Procure fazer a última refeição pelo menos 2 horas antes de se deitar. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário