A gente aqui, da Samba Calcinha, vira e mexe sempre fala a respeito da importância da amamentação. E nesta semana, mais que especial, não poderia ser diferente. Porque afinal, estamos na Semana Mundial de Aleitamento Materno.
É extremamente importante fazer com que toda informação seja lembrada e disseminada, por isso é tão fundamental a realização desta Semana. Afinal, ainda hoje, são alarmantes os dados de mortalidade infantil, em todo o mundo.
A OMS (Organização Mundial de Saúde) e a UNICEF, realizaram em 1990, um encontro com organizações governamentais e não-governamentais, formados por defensores da amamentação de muitos países, entre os quais, o Brasil.
Realizado de 30 de julho a 1º de agosto em Spedali degli Innocenti (Hospital dos Inocentes), uma construção arquitetônica renascentista belíssima da cidade de Florença, na Itália, que hospedou por muito tempo um orfanato.
O local deu origem à Declaração de Innocenti, um documento elaborado com o consenso de todos os participantes da reunião sobre a proteção, promoção e apoio à amamentação. A Declaração apresenta 4 pontos principais, considerados seus grandes objetivos práticos:
• Estabelecer um comitê nacional de coordenação da amamentação.• Implementar, em todas as maternidades, os 10 passos para o sucesso da amamentação, um guia para médicos e enfermeiras para orientação materna.
• Implementar o Código Internacional de Comercialização dos Substitutos do Leite Materno e todas as resoluções relevantes da Assembléia Mundial de Saúde.
• Estimular a criação de leis que protejam o direito à amamentação da mulher que trabalha.
Logotipo original da WABA |
Em sua 21ª edição, ocorre atualmente em 120 países, e a WABA define um tema específico por ano. Materiais são lançados em 14 idiomas e no Brasil, é adaptado e coordenado pelo Ministério da Saúde.
Conheça o site da WABA (em inglês)
Nenhum comentário:
Postar um comentário