Nada nesse mundo é comparável ao vínculo que a amamentação promove entre a mãe e seu bebê |
Afinal, nada mais brilhante e bonito que, após 9 meses de contato direto, mãe e filho possam superar o impacto do nascimento por meio da alimentação.
O leite materno é fundamental para a saúde e o desenvolvimento do bebê em seus primeiros 6 meses de vida. Todos os nutrientes, a água para hidratar e os componentes para defesa do organismo estão lá. Estudos dizem que chás, suquinhos e mesmo água são desnecessários nestas primeiras semanas de vida.
Estatísticas mostram que bebês que são amamentados são internados 3 vezes menos que os não-amamentados, no caso de alguma enfermidade. A proteção que ele proporciona são inúmeras: diminui as probabilidades de obesidade, problemas respiratórios e digestivos e melhora a resposta do organismo às vacinas, além de ajudar mais o desenvolvimento dos sentidos.
Ao contrário do que possa parecer, o leite materno não é um alimento monótono: ele vai ter sabores diversos relacionados diretamente à alimentação da mãe. Baunilha, hortelã e até alho podem transparecer no gosto do leite.
A amamentação, além do fator nutricional, também é importantíssimo ao estabelecer um vínculo afetivo e emocional que vai facilitar o desenvolvimento do bebê e, mais tarde, no seu relacionamento com outras pessoas.
Para a mamãe também existem muitas vantagens: aumenta a segurança e diminui a ansiedade, é prático porque dispensa preparação, aquecimento ou objetos, e de quebra ainda queima calorias, o que ajuda a voltar ao peso normal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário