Com bom senso e muito cuidado, é possível praticar atividades físicas durante toda a gravidez. |
Durante os 9 meses, o organismo do corpo da mãe vai preparando tudo para a hora do parto, e entre as milhares de alterações que ocorrem, está a produção de relaxina, que afrouxa todas as articulações e aumenta a flexibilidade, para que o bebê nasça com mais facilidade. Ou seja, todas as articulações do corpo ficam mais sensíveis, o que pode acarretar mais lesões.
Por isso, exercícios na água - como hidroginástica e natação - são mais que recomendados, pois vai trabalhar a musculatura sem impactar demais as articulações. Outras boas atividades são a yoga e o alongamento.
Evite esportes que facilitem quedas e batidas, como os de contato e o de bola e os que exigem movimentos bruscos e exijam equilíbrio como patinação, ciclismo, hipismo. A bicicleta ergométrica pode até ser liberada, com certa moderação.
Para quem treina regularmente, a continuidade não precisa ser afetada, apenas o ritmo. Caminhe ao invés de correr e diminua o peso na musculação. A musculação, inclusive, não é recomendada nos primeiros 3 meses.
Outro ponto que merece atenção é realizar tudo com muito cuidado, para evitar quedas e batidas. Lembre-se que, por conta do barrigão, o ponto de equilíbrio do corpo é outro.
Além do fortalecimento corporal, a prática de exercícios tem um efeito mental e espiritual bastante evidente também, pois diminui o stress e a ansiedade da futura mamãe.
É importante não exagerar, suspender qualquer atividade caso passe mal ou sinta algo diferente e procurar estar acompanhada de um professor. E beba muita água!
E não precisamos nem dizer que, toda e qualquer atividade física deve ser discutida e autorizada pelo seu obstetra, tá? ;-)
Nenhum comentário:
Postar um comentário