sexta-feira, 23 de maio de 2014

RH NEGATIVO

Você conhece o fator Rh?




Em nosso sangue existem diversos componentes, e um deles é o fator Rh. O Rh é uma proteína que pode ou não estar presente no sangue. Quando apresentamos tal proteína, nomeamos o Rh positivo e, do contrário, Rh negativo.

Nos casos em que uma mulher com Rh negativo engravida de um parceiro com Rh positivo, existe 50% de chance de haver incompatibilidade sanguínea entre a mãe e o bebê. Essa condição pode gerar complicações, uma vez que o organismo da mulher entende que o feto, com Rh positivo, é intruso em seu organismo e seu corpo começa a produzir anti-corpos a fim de destruir a proteína. 

Esses mesmos anti-corpos vão tentar eliminar os glóbulos vermelhos do bebê, que por sua vez pode desenvolver anemia, surdez ou deficiência mental. No caso de um segundo bebê com o mesmo quadro, os riscos aumentam e esses agentes podem ser fatais para o feto.

Mamães com Rh negativo devem ter um cuidado redobrado, e o acompanhamento médico é fundamental. Existem diversas medidas a serem tomadas, e a primeira delas é o teste de Coombs onde o médico irá antever se a mãe apresenta os anti-corpos contra o fator Rh positivo. Esse teste é recomendado no primeiro e último trimestres de gravidez.

Se não houver a presença dos anti-corpos, o médico deve recomendar uma vacina preventiva que inibe a produção dos mesmos, assim evitando problemas na hora do parto.

Graças aos avanços da medicina atual, esses riscos são totalmente controlados, entretanto é importante fazer exames de sangue com a finalidade de conhecer o seu Rh e o de seu parceiro. Dessa forma você previne quaisquer transtornos subsequentes.











Nenhum comentário:

Postar um comentário