O primeiro movimento do bebê é um grande momento da gestação. Estabelece com força o vínculo entre a mãe e o filho, e é como se fosse uma hora em que a gravidez torna-se 'real' de fato.
Para as futuras mamães que estão na primeira gravidez, a expectativa em torno deste momento é mais ansiosa, afinal, elas nem sabem como isso acontecerá. Não é vergonha alguma confundir este momento com cólicas, gases ou até mesmo fome. Mas logo a intuição materna saberá identificar o pequenino que começa a se movimentar em seu ventre.
Mas só porque você não sentiu, não quer dizer que não aconteceu. Sabia que ele já começa a se mexer na 10ª semana? Só que como ele ainda está no tamanho de um feijãozinho, envolto em líquido amniótico, e ainda não possui bracinhos e pernas, a mamãe ainda não sente.
Para a maioria das gestantes, os primeiros movimentos chegam lá pela 18ª semana, quando ele já tem cerca de meio quilo e um palmo de comprimento. As primeiras sensações são leves, de algo que passa de um lado para o outro por dentro da barriga. Esse movimento é causado mais pelo deslocamento do líquido amniótico que necessariamente pelo bebê.
O famoso chute (que também pode ser um soco ou uma cabeçada), só começa a vir lá pela 24ª semana de gestação. Daí então, o show começa. O sistema nervoso do bebê já começa a ficar amadurecido e ele vai começar a espreguiçar! Mas isso vamos falar num próximo post! ;-)
Nenhum comentário:
Postar um comentário