sexta-feira, 4 de abril de 2014

MEXEU, MEXEU! - PARTE 2

Não leu a primeira parte dessa série? Clique aqui

"Se você não chutar de vez em quando,
elas ficam preocupadas"
Após as primeiras 24 semanas de gestação ocorre o amadurecimento do sistema nervoso do bebezinho que está para chegar. E sabe o que isso significa? Que a barriga da mamãe vai virar aquela festa: mesmo lá dentro, ele já leva a mão ao nariz, à boca, pisca, chuta, engole.

O movimento mais característico e que vai dar o tom do momento é o de espreguiçar. Ele já dá aquela esticada nos braços e nas pernas, e é nessa época que a barriga fica disforme, com calombos. Esses calombinhos geralmente é o calcanhar dele esticando. 


Quando estes momentos chegam, é hora da mamãe se concentrar e ficar atenta aos movimentos dele. Principalmente para a gestação de risco, prestar atenção à atividade dentro do útero é um parâmetro de seu comportamento, e consequentemente, de sua saúde.

O serzinho que está lá dentro é uma pessoa, e como tal, cada um é cada um. Então, há quem se mexe mais, e quem se mexe menos. O que é importante é perceber qual é a regularidade dos movimentos.

Eles também são estimulados diretamente pelos hormônios da mãe. A ação da adrenalina e da endorfina maternas influencia suas ações também. 


A ideia de que ele parece chutar mais à noite é apenas uma impressão. Ele não tem ideia de noite e dia, o que acontece é que na hora de dormir, o silêncio e o relaxamento da mamãe permitem uma percepção maior.

Então, para a mamãe, aproveite esse momento único, e relate ao médico qualquer mudança de comportamento do bebê. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário