"Nunca devemos subestimar a inteligência da criança. Elas fazem perguntas que precisamos estar prontos para responder, ou ser honestos para dizer 'não sei'."
Hoje, 18 de março, Tatiana Belinky completaria 95 anos de idade. Nascida na Rússia e naturalizada brasileira, foi uma das mais importantes escritoras infantis de nosso país, com mais de 250 livros voltados para a criança. Fluente em 5 idiomas quando ainda tinha 18 anos, frequentou a faculdade de filosofia, mas deixou o curso para se casar, em 1940.
Com o marido, tornou-se uma das pioneiras da televisão brasileira, ao encenar Os 3 ursos para a TV Tupi, em 1952. Com o sucesso do infantil, o casal passou a fazer parte da equipe fixa do canal paulistano e foi responsável pela primeira adaptação televisiva do Sítio do Picapau Amarelo. Tatiana dizia se identificar muito com a boneca Emília.
Disse uma vez:
"Capitu que me desculpe, mas Emília é a maior heroína literária brasileira."
Daí em diante, iniciou-se uma carreira de sucesso, na televisão, no teatro e em jornais impressos, onde escrevia crônicas, histórias e críticas. Curiosamente, publicou seu primeiro livro apenas em 1987, Limeriques. Entre as mais de 250 histórias que escreveria (à mão, inclsuive) a partir de então, estão O grande rabanete, Coral dos bichos e A operação do Tio Onofre.
Recebeu o Prêmio Jabuti em 1989 e em 2010, passou a ocupar a cadeira 25 da Academia Paulista de Letras. Faleceu em 16 de junho de 2013, aos 94 anos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário