Também em homenagem às mães escravas, hoje é um dia dedicado também à memória da Mãe Preta. A Mãe Preta é o símbolo da sofrida mãe escrava, que amamentava e cuidava dia e noite dos bebês do Senhor de Engenho, enquanto seus próprios filhos eram entregues a ele, tendo suas vidas colocadas à sorte e aos maus tratos da escravidão vigente.
Há também uma história muito específica a respeito dela, de origem na cidade de Passo Fundo, no Rio Grande do Sul. A Mãe Preta chamava-se Mariana, e era uma escrava que pertencia ao Cabo Neves, proprietário das terras que hoje formariam a cidade.
Diz a lenda que Mariana tinha uma única alegria: seu filho. Só que o rapaz, cansado da escravidão, fugiu e nunca mais voltou. Desolada, Mariana chorava sem parar, e suas lágrimas penetraram na terra e se transformaram em uma fonte, famosa entre os moradores de Passo Fundo e os viajantes.
Antes de morrer, ela recebeu a visita do Menino Jesus, que pediu a ela que não mais chorasse, porque seu filho estava no céu. Como recompensa pela sua dor, Jesus disse a ela que poderia pedir o que quisesse. Mãe Preta pediu, então, que Ele a levasse junto de seu filho, e que a fonte de suas lágrimas permanecesse sempre ali, para que, quem bebesse desta água sempre voltasse àquele lugar. <3